As barragens e açudes são soluções de engenharia utilizadas desde a época do império no Brasil. O programa debate se as barragens ainda são eficientes na convivência com o fenômeno da seca no semiárido.
Entenda sobre apicultura e o manejo correto para que o produtor obtenha resultados satisfatórios. A atividade é uma das mais importantes na região do semiárido.
O CEMBRA é a escola mais antiga de Paraty e há muito tempo sua biblioteca precisava de uma reforma. Com a colaboração de toda a rede formada ao longo da estadia de Bel Lobo e sua equipe, o desejo de Gabriela, diretora da escola, é realizado.
Ator, autor, diretor e dramaturgo, Miguel Falabella relembra sua infância perto dos livros e de seu avô. Ele lê trechos de "Vivendo em Voz Alta", livro que reúne memórias cheias de afeto.
A socióloga Tatiana Amêndola conta como é apresentar um podcast ao lado de sua filha de sete anos. Seu programa visa desenvolver o senso crítico e ampliar a compreensão de mundo desde a infância.
Atendendo crianças com diferentes deficiências, o Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil ajuda pacientes e seus familiares, mostrando a relevância do Sistema Único de Saúde para todos os envolvidos.
Trabalhadores de diversas profissões exercem suas atividades, sob sol forte. Com todos as intempéries, más condições de trabalho e desigualdades sociais eles finalizam sua jornada ao pôr do sol.
Jonas precisa correr muito para chegar a tempo na entrevista pelo emprego que está desesperado, mas o mundo parece estar contra ele. Na verdade, parece nem mesmo ligar para ele.
Discussão com especialistas sobre a diversidade das línguas indígenas e, dentro desse escopo, o universo das Línguas Indígenas de Sinais, uma forma única de comunicação, com destaque para a Língua Terena de Sinais, pioneira no Brasil.
A socióloga Tatiana Amêndola conta como é apresentar um podcast ao lado de sua filha de sete anos. Seu programa visa desenvolver o senso crítico e ampliar a compreensão de mundo desde a infância.
Nina é lutadora. Feminista e trabalhadora de fábrica, veio diretamente da Itália para o Brasil. Ela conta sobre a imigração e a organização dos trabalhadores na luta por condições melhores de vida.
A música guia a vida e a matemática guia a música. As companheiras de pesquisa exploram a música e a propagação do som, relacionando-as com as funções trigonométricas.
As teleaulas abordam o conteúdo pedagógico do Ensino Médio e são destinadas a jovens e adultos. O objetivo é levar educação para aqueles que não possuem acesso formal e presencial.
A Covid-19 pegou todos de surpresa e exigia respostas rápidas. A FAPESP lançou editais convocando pesquisadores a estudar o vírus e propor soluções de saúde pública.
Está havendo uma tempestade, mas felizmente todos estão sãos e salvos na livraria. Logo depois de tirar a capa de chuva e colocar o roupão de banho, Nina e Leon estão prontos para a história.
Uma encomenda chega na caixa e Amélia fica bem curiosa para saber o que é. Tuiga olha as indicações da embalagem e vê que é para uma floresta na Rússia.
Ísis quebra, sem querer, uma moringa que tem um grande valor afetivo para o seu pai. Por sorte, João precisa ir ao Pantanal e decide levar a família para Cuiabá para conhecer Dona Domingas, suas cerâmicas e o Cururu e o Siriri.
Ingrid e Maritza moram em Barranca de Upía, município que fica a duas horas de Villavicencio e onde faz muito calor. Elas se conheceram no Francisco Walters, único colégio da região, se uniram pela paixão pela ciência e fazem parte do grupo de pesquisa Green Club. Mas nesta zona existe a Palma de Moriche, uma fruta que ninguém quer e ninguém aproveita.
Fabricio, o tio neurocientista de Martina, explica a ela quais são as funções do cérebro, como os neurônios se comunicam por conexões sinápticas, e também realiza alguns experimentos muito interessantes.
Usando todas as lembranças esquecidas da caverna, Petra e André constroem a Dona Manhê, uma mãe perfeita, que nunca diz não e que faz tudo o que as filhas e filhos querem.
O "matemágico" Eric ensina a sair de situações complicadas, revela um truque para resolver problemas em uma história alucinante e testa a teoria da probabilidade com uma gaveta de meias bagunçadas.
Mytikah aparece e leva Manga e Leco para conhecer Tiradentes, que conta sobre seus planos de luta pela independência. Após ser traído, Tiradentes é perseguido e eles o ajudam a se esconder e conquistam a relíquia do herói.
As barragens e açudes são soluções de engenharia utilizadas desde a época do império no Brasil. O programa debate se as barragens ainda são eficientes na convivência com o fenômeno da seca no semiárido.
Veja como os produtores de conteúdo das comunidades de axé crescem nos meios digitais. Atualidade e tradição caminham juntas na promoção de novas narrativas sobre as religiões de matriz africana.
Izabella Suzart nasceu na periferia do Rio de Janeiro e foi criada por um avô alfaiate e uma avó costureira. A estilista comenta seu processo criativo fazendo sapatos e acessórios e sobre como é criar para mulheres.
Saiba mais sobre Carlota Joaquina, a princesa que foi obrigada a se casar, aos dez anos de idade, com o Rei Dom João VI de Portugal. Veja se ela realmente era mandona, traidora da Coroa Portuguesa ou uma mulher injustiçada pelos livros de história.
Fábio Porchat propõe um desafio a estudantes da rede pública do Rio de Janeiro: fazer uma transformação em suas instituições de ensino. O propósito é promover a autoestima para as escolas e um sentimento de protagonismo para os alunos.
Atriz, cantora, compositora e poeta, Larissa fala de suas ideias e relembra livros e referências artísticas que ajudaram a construir sua percepção sobre o mundo.
A gestão democrática permite envolver os múltiplos agentes dos processos educacionais nas decisões da escola, fortalecendo a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Em rios, matas e mercados da região Norte, o chef paraense Thiago Castanho busca a origem dos principais ingredientes da culinária da região Amazônica.
Mauricio Mazo é um cientista que percebeu e deu atenção a como a cobertura vegetal da região foi gradualmente perdida devido a novos empreendimentos habitacionais, pecuária extensiva e agricultura.
André Trigueiro abre espaço para as experiências que transformam para melhor a vida das pessoas e das cidades, com uso inteligente e sustentável dos recursos naturais.
Um mergulho na importância dos corpos d'água amazônicos e na inovação dos pesquisadores do NUSEC-UFAM, liderados por Tereza Cristina Souza de Oliveira.
A primeira mulher negra a ser nomeada Deputada Estadual no Brasil fala sobre sua experiência com educação. Ela também falará sobre a Revolução de 1930 e a extensão das noções de cidadania.
Veja que a emergência climática é uma realidade e que estamos próximos do ponto de não retorno. Os jovens têm papel importante na discussão, já que serão os mais prejudicados com os impactos.
Saiba como surgiu a criação dos celulares, a importância desses aparelhos para o mundo atual, como funciona a tecnologia e como eram as coisas antes do surgimento dos telefones.
Com a forte participação dos alunos nas atividades culturais e a proximidade com a Escola de Samba da Portela, os estudantes recebem o desafio de criarem uma marchinha de Carnaval para o colégio.
A gestão democrática permite envolver os múltiplos agentes dos processos educacionais nas decisões da escola, fortalecendo a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
O ator, apresentador e escritor Gregório Duvivier apresenta suas críticas ao mundo moderno através de seu texto repleto de humor e sugestões sutis que nos fazem pensar.
O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. A academia brasileira conta com o apoio da FAPESP em pesquisas sobre o fenômeno para proteger a população das descargas.
Antônia, de 48 anos, é conhecida por todos como Baiana, e está prestes a completar o ensino fundamental na EJA. No entanto, isso é só o começo: ela já tem vários sonhos para o futuro, inclusive o de morar fora do Brasil.
No estado mais indígena do país, Roraima, jovens artistas indígenas se organizam e protagonizam a luta política em defesa de seus territórios, inspirados em sua cultura ancestral.
Ancestralidade e pertencimento. O ator e autor Rodrigo França apresenta sua criação, o livro "O Pequeno Príncipe Preto". A leitura convida a pensar sobre nossos antepassados, com orgulho e amor.
O documentário mostra a luta pelo acesso à prática esportiva para pessoas transexuais. A falta de inclusão para além do "só incluir" reflete a carência sob a questão de pertencimento no esporte para esta minoria.
Discussão com especialistas sobre a diversidade das línguas indígenas e, dentro desse escopo, o universo das Línguas Indígenas de Sinais, uma forma única de comunicação, com destaque para a Língua Terena de Sinais, pioneira no Brasil.
A drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, relembra como se entendeu como homem gay e artista, suas vivências e o preconceito contra as travestis e drag queens na época ditadura no Brasil.
A socióloga Tatiana Amêndola conta como é apresentar um podcast ao lado de sua filha de sete anos. Seu programa visa desenvolver o senso crítico e ampliar a compreensão de mundo desde a infância.
Tomando por base o quanto pagamos pela energia, Nath Arcuri revela ainda mais a fundo a mecânica exagerada e confusa por trás da cobrança dos impostos no Brasil, discutindo se pobres e ricos pagam o mesmo de impostos.
O Dronecoria nasceu na Espanha, mas criou raízes no Brasil com os makers do Drone Lab. Com o projeto, os makers brasileiros querem alcançar regiões de difícil acesso e facilitar a permacultura.
Carol se prepara para o mercado no curso técnico em redes de computadores na Escola SENAI de Informática de São Paulo; Júlia participa do programa ACESSE do SESI Gravataí, Rio Grande do Sul.
Os grandes momentos da humanidade surgiram da criatividade e da genialidade de grandes mentes. A arte, a cultura e a ciência estão unidas nesta série de documentários interessantes para assistir com toda a família.
Série especial sobre negócios que lucram com as férias de julho. Entre diversas histórias de sucesso, uma empresa especializada em acessórios criados por impressora 3D, além de um giro temático sobre o Dia da Pizza.
Conheça a história de Felipe Rima, 28 anos, fundador e coordenador da iniciativa Batuque do Coração, empreendimento social que atua como produtora e disseminadora de arte urbana em Fortaleza.
O Dronecoria nasceu na Espanha, mas criou raízes no Brasil com os makers do Drone Lab. Com o projeto, os makers brasileiros querem alcançar regiões de difícil acesso e facilitar a permacultura.
A socióloga Tatiana Amêndola conta como é apresentar um podcast ao lado de sua filha de sete anos. Seu programa visa desenvolver o senso crítico e ampliar a compreensão de mundo desde a infância.
Conheça Mestre Anderson Miguel, artista que congrega dois lados da cultura popular: o passado e o presente. Sua função é salvaguardar o maracatu rural, em diálogo com a cultura digital.
Conheça artistas que representam as raízes da música brasileira e sua diversidade. São grandes mestres que, sem romper com suas origens, extrapolaram a visibilidade regional e tornaram-se referência para a MPB.
A drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, relembra como se entendeu como homem gay e artista, suas vivências e o preconceito contra as travestis e drag queens na época ditadura no Brasil.
Eliana Souza Silva, liderança histórica da Maré, e o economista Ricardo Henriques são importantes nomes no Brasil. Falam com Marcus Faustini sobre os desafios sociais e econômicos da longevidade para os mais pobres no país.
Discussão com especialistas sobre a diversidade das línguas indígenas e, dentro desse escopo, o universo das Línguas Indígenas de Sinais, uma forma única de comunicação, com destaque para a Língua Terena de Sinais, pioneira no Brasil.