O cineasta e escritor Marcus Faustini conversa com artistas e especialistas sobre longevidade. Muitas histórias de vida e debates sobre os desafios históricos e sociais que temos diante de um país mais velho.
O programa relata o Aldeias que Ensinam, da PUC Minas, que mistura ensino e vivência indígena. Também o Acolhitides, da ESPM-SP, que oferece curso de português para refugiados, e o Hospital Veterinário da Unisc, que promove o cuidado da saúde animal.
Claudete retomou os estudos na extensão da EJA por incentivo do pastor da sua igreja. Daniel, antigo morador de rua, é um dos mais velhos alunos a estudar na Escola Caio Líbano de Soares. Ambos começam a escrever um capítulo novo nas duas vidas.
Um programa para amantes de livros em geral, que leva para a tela o resultado de um encontro entre o que se escreve na academia com temas de outros saberes.
Veja quais são os privilégios garantidos às pessoas brancas quando se analisa a saúde brasileira. A psicóloga Mônica Mendes, doutoranda em saúde pública pela USP, explica.
Karin Beese, seu marido e suas três filhas mudaram suas vidas. Eles estão participando de um experimento do Potsdam Institute for Climate Impact Research em que o objetivo é reduzir em alguns meses sua pegada de carbono em 40%.
O fotógrafo, radialista e DJ Maurício Valladares conta sua relação com a música e como consegue transmitir sons e sentimentos por meio da fotografia e a história de fotos, como a que marcou a capa de um dos discos da banda Legião Urbana.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.
A Covid-19 pegou todos de surpresa e exigia respostas rápidas. A FAPESP lançou editais convocando pesquisadores a estudar o vírus e propor soluções de saúde pública.
As teleaulas abordam o conteúdo pedagógico do Ensino Médio e são destinadas a jovens e adultos. O objetivo é levar educação para aqueles que não possuem acesso formal e presencial.
O Brasil é um grande polo de inovação do agronegócio no mundo. A agricultura se torna uma solução baseada na natureza quando é feita de forma sustentável.
Os irmãos Manga e Leco se divertem com um livro mágico que conta histórias de heróis brasileiros. Eles se transportam para a realidade dos personagens e os ajudam em suas missões, testemunhando grandes feitos da história.
Ísis quebra, sem querer, uma moringa que tem um grande valor afetivo para o seu pai. Por sorte, João precisa ir ao Pantanal e decide levar a família para Cuiabá para conhecer Dona Domingas, suas cerâmicas e o Cururu e o Siriri.
Tuca e Bruno tiram sarro dos medos de Jonas e Pri, já que não entendem o medo de coisas fantasiosas. Mas quando Tuca faz uma receita com páprica, seus pais passam por uma transformação inesperada e os garotos precisam enfrentar os próprios medos.
Tuca se supera e faz o bolo mais bonito de todos, cheio de anis estrelado, que fica uma verdadeira obra de arte. Ele decide manter o bolo fora do alcance de todos, já que arte é para ser vista, não comida, mas Pri e as outras crianças discordam.
Os Cientistas de Llano moram em Villavicencio e estudam na escola Antonio Nariño, localizada no bairro El Triunfo. Um dia, um de seus companheiros contou uma história muito triste, seu cachorro morreu depois de ficar cheio de carrapatos, mas eles também sabiam que alguns outros animais não eram afetados por esses bichinhos horríveis. A partir daquele dia começaram a investigá-los e a descobrir tudo sobre eles, a fim de encontrar um carrapaticida que ajudasse a evitar que o gado adoecesse.
Petra e André estão loucos para fazer um canal de notícias. Para isso, contam com a ajuda de Neowson, um verdadeiro influencer mágico. No entanto, notícias falsas começam a rolar pela caverna.
Mika fica muito triste porque Gabi, sua melhor amiga, vai se mudar. Mas Blablá ajuda a garota a entender que, mesmo longe, as duas continuarão sendo grandes amigas.
Uma Gangue de Guaxinins se torna a principal suspeita do regador favorito de Taco. Ele se inspira em seriados policiais para aliar-se à agente de polícia local, Tortuga, uma tartaruga skatista, e resolver o crime.
No fundo do mar, Canjica conhece Pap, um peixe papagaio muito cantante. Pap está se escondendo de sua família, porque não quer ser nomeado o próximo líder, com medo de se tornar um chato assim como seu pai, o atual chefe.
As fake news estão presentes no dia a dia e têm potencial de causar problemas para as pessoas e para a sociedade. No entanto, existem formas de se proteger das notícias falsas.
Thaynara OG recebe os 12 participantes, que são testados para saberem de qual equipe farão parte: roxa, amarela, laranja ou rosa. Equipes se formam para o início da disputa.
Izabella Suzart nasceu na periferia do Rio de Janeiro e foi criada por um avô alfaiate e uma avó costureira. A estilista comenta seu processo criativo fazendo sapatos e acessórios e sobre como é criar para mulheres.
A revolução constitucionalista de 1932, iniciada no estado de São Paulo, exigia que Getúlio Vargas cumprisse sua promessa de promulgar uma nova constituição. Os paulistas, então, escolhem, como símbolo de guerra de seu estado, um bandeirante.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.
Conversando com os moradores de Vitalia, Ronaldo estuda a estrutura de governança e contribuição que facilita as iniciativas dos residentes, desde o empreendedorismo até a criação artística.
O projeto "A Reportagem" desenvolve o protagonismo e a cidadania dos alunos do 6º ano. Eles criaram um vídeo sobre a horta escolar, a alimentação segura e a agenda 2030, com pesquisa, entrevistas e até a criação da logomarca.
Conheça os projetos Torre Verde, em que os estudantes aprendem sobre botânica e reciclagem, e o Tem Menina no Circuito, em que as alunas são apresentadas às ciências e se conectam a área.
Nina da Hora e Gi Santos, uma dupla de mulheres conectadas, recebem convidados para discutir sobre a relação da Inteligência Artificial com diversas áreas de nossas vidas.
Próximo a um igarapé afluente do Rio Negro, a Escola Municipal Professor Waldir Garcia atende mais de 200 alunos da Manaus, em sua maior parte, moradores das palafitas dos bairros ao redor. A escola existe desde 1987 e foi classificada por muito tempo como tradicional e pouco inovadora, tendo sido quase fechada. Entretanto, há alguns anos ela passou por um processo de reformulação interno que a tornou exemplo de práticas transformadoras.
Um pequeno dispositivo acoplado ao corpo da pessoa pode detectar todos os dias seu humor, fadiga, colapso mental ou até mesmo se você precisa de atenção médica urgente.
Uma mochila que monitora o vírus da febre amarela em macacos; revestimento comestível que prolonga o tempo de prateleira; sistema que avalia a qualidade de grãos; produção de galinhas de carne preta.
A escola estimula os alunos a criarem roupas com materiais reciclados. Com a baixa coleta seletiva na cidade, eles têm o desafio de criar um programa de coleta e um desfile de moda com peças recicladas.
Um dos mais aclamados dramaturgos brasileiros, criador do Teatro Oficina, fala sobre a arte e liberdade, relembra o período em que se exilou em Portugal e nos apresenta seu livro, "Primeiro Ato".
Serra Pelada, no Pará, foi o maior garimpo a céu aberto do mundo. Hoje, jovens desse território buscam ressignificar as narrativas conectando as vivências do presente com o passado e os sonhos de futuro.
Carrancas e esculturas realistas revelam a força criativa do sertão, onde artistas como Carina Lacerda e Ranilson Viana misturam tradição e inovação em suas obras, dando forma à cultura local.
Raphael Uchôa explica tudo sobre Economia Circular. O conceito associa o desenvolvimento econômico a um uso sustentável das coisas, em que o ciclo produtivo não termina no lixo.
A atriz, que escreveu sobre seu ofício e descobertas, fala sobre a homenagem que fez à comédia criando uma personagem palhaça, história contida em seu livro "Caminho das Pedras".
A música nordestina, trabalhada em forma de poesia, ganha vida. Antes de cantores, os artistas são considerados poetas, pois escrevem as letras das canções.
O programa relata o Aldeias que Ensinam, da PUC Minas, que mistura ensino e vivência indígena. Também o Acolhitides, da ESPM-SP, que oferece curso de português para refugiados, e o Hospital Veterinário da Unisc, que promove o cuidado da saúde animal.
Ana Beatriz e Raquel cresceram no subúrbio de Salvador em situação muito vulnerável, mas tiveram a oportunidade de integrar o projeto Axé, uma organização de arte-educação que trouxe um nova perspectiva para suas vidas.
Mergulhamos na cultura do subúrbio carioca, casa das tradições culinárias, do samba raiz e das histórias compartilhadas que se entrelaçam em Oswald Cruz.
Angela Brito, estilista nascida em Cabo Verde mas que vive no Brasil, fala sobre sua trajetória, seus sonhos e processo criativo, tendo já morado em Cabo Verde, Portugal e Brasil.
Em 1897, instalações passageiras dos soldados da Guerra de Canudos se tornaram a primeira favela do Brasil, dando início ao apartheid social. Acompanhe uma discussão sobre se é possível romper o muro invisível urbano que separa brancos e negros.
Conheça Isabela Godoi, cineasta, batuqueira, poeta e aprendiz de curandeira, cidadã do mundo, uma teia de ancestralidades, habitante de Niterói, que é a cidade que escolheu para ser seu lar.
A desigualdade de gênero é um problema que sempre existiu. Apesar dos movimentos sociais e feministas, os espaços políticos, acadêmicos e sociais continuam dominados por homens.
Uma freira acusada de terrorismo e de acobertar reuniões da resistência armada durante a ditadura é presa no interior de São Paulo, torturada e banida do Brasil. No marco dos 60 anos do golpe, áudios e vídeos inéditos de Maurina Borges da Silveira resgatam as atrocidades do regime militar, enfatizando reflexões sobre o papel feminino na resistência e fazendo um paralelo com o que vivemos hoje na democracia brasileira.
Programa visa promover saúde holística através de mudanças de hábitos. Aborda temas como alimentação, atividade física e manejo do estresse, com foco na prevenção e tratamento de diversas condições de saúde.
O desperdício é uma das marcas da sociedade. Para combatê-lo, empresas e entidades estão criando ecossistemas de reaproveitamento e reciclagem a fim de otimizar processos de fabricação, utilizando insumos mais duráveis através da economia circular.
Exibição do curta "Fome" e conversa com o diretor do filme, que se passa num vilarejo em que mãe e filha vão aprender, com a chegada de saltimbancos, que não é só o corpo precisa de alimento.
A luta pelo direito à terra ainda é uma das maiores questões no nosso país: pequenos agricultores, povos originários e ativistas arriscam a vida em todo o território nacional tentando garantir esse direito.
Rossandra Leone começou a estudar Cinema em 2015 num curso gratuito da CUFA Madureira e lá conheceu o cinema negro e periférico. Já em 2017, foi bolsista na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e hoje estuda Cinema e Audiovisual na UFF.
O Univerciência aborda um kit de diagnóstico rápido da doença de chagas; plataforma de jogos educacionais; software que cria moléculas para bloquear a entrada do coronavírus no corpo; cerveja regional com sabores da Caatinga.
Conversando com os moradores de Vitalia, Ronaldo estuda a estrutura de governança e contribuição que facilita as iniciativas dos residentes, desde o empreendedorismo até a criação artística.
Conheça Ana Carolina, aluna do Senai Taguatinga, que aprende sobre instalação de fibras ópticas, e Yasmin, que realiza um projeto com arduíno na Escola Sesi Feira de Santana, na Bahia.
Conheça o trabalho do fotógrafo Daniel Pinho, os desafios e glórias da fotografia esportiva. Profissionais comentam os melhores registros, além das técnicas envolvidas em todo o processo.
Debate os costumes de agressão às crianças, como forma de punição. Com Ana Paula Rodrigues, Especialista em Prevenção de Violências, Silvana Moreira, Presidente da CDCA-OABRJ, e a psicóloga Ana Alves.