Nina é lutadora. Feminista e trabalhadora de fábrica, veio diretamente da Itália para o Brasil. Ela conta sobre a imigração e a organização dos trabalhadores na luta por condições melhores de vida.
Conheça o novo tratamento em desenvolvimento contra alguns tipos de câncer que consiste em retirar as células da pessoa doente, modificá-las geneticamente e reinseri-las no paciente.
As teleaulas abordam o conteúdo pedagógico do Ensino Médio e são destinadas a jovens e adultos. O objetivo é levar educação para aqueles que não possuem acesso formal e presencial.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.
Luciana prometeu que levaria as crianças ao circo, porém ela passa mal. Então, Pedrinho, Janaína, Juliana, Chiquinho, Lucas e Mavi procuram outra pessoa para levá-los. Durante o espetáculo, Mavi descobre uma nova faceta de Joaquim, seu pai.
Tainá e os Guardiões da Amazônia atendem mais um chamado; Dona Arara está desesperada, porque sumiu Juju, a ararinha azul; Tainá e sua turma descobrem que um garoto aprisionou não somente a ararinha, como vários bichos da floresta.
Os irmãos Manga e Leco se divertem com um livro mágico que conta histórias de heróis brasileiros. Eles se transportam para a realidade dos personagens e os ajudam em suas missões, testemunhando grandes feitos da história.
Depois de um pequeno acidente com o açaí do Thiago, João tem a ideia de levar os filhos para a terra do açaí, o Pará. Assim, eles poderão ajudar o pai em uma missão para registrar as riquezas da cultura local, entre elas, o carimbó.
A turma de Tuca e Pri é cheia de esquisitices, no melhor sentido da palavra: cada um tem algo original a ser admirado. Conforme se divertem uns com os outros, Tuca fica encucado, pois começa a se achar sem graça.
Tuca está sempre disposto a treinar suas habilidades na cozinha - e o mais novo desafio é girar massas de pizza no ar, como fazem os grandes pizzaiolos. Porém, é mais difícil do que parece, e Tuca levará seu treino a consequências inesperadas.
Mika está animada para dormir na casa de sua amiga Gabi. Porém, ela tem receio de passar a noite longe de seus pais. Assim, Bru ajuda Mika a lidar melhor com esse medo.
A melhor amiga de Mika já sabe se vestir sozinha. Assim, ela também resolve tentar, mas percebe que escolher as roupas certas não é nada fácil. Porém, Abelhuda ajuda a garota nessa difícil tarefa.
Tuiga não aguenta mais a bagunça de brinquedos promovida por Amélia, Taco e Canjica. Porém, a entrega de um instrumento musical para um Narval e sua banda vai ensinar a importância de um mínimo de organização e harmonia.
A entrega do dia vai para uma Lhama, que cospe tinta em uma tela de pintura. Para o porco pintor Van Going isso não é arte. Tuiga promove uma competição e mostra que sim, a arte pode ser muitas coisas.
O "matemágico" Eric revela a magia das frações musicais, apresenta o mundo das ilusões com os espelhos e conta as combinações de roupa possíveis com seis camisas e quatro calças.
O cometa mágico Carolinium está chegando e Petra não se preparou para receber toda a magia que ele traz. Para dar conta de todas as suas tarefas, a garota mágica precisará da ajuda de Lola Calendárius.
No Sertão, o teatro se torna resistência. Em Exu, jovens artistas quebram barreiras culturais com a Cia Traquejo, enquanto em Petrolina, a Cia Biruta transforma a arte em ferramenta de mudança social e empoderamento.
Saluah Martins fala do uso das ervas como medicina natural em práticas executadas no Horto de São Francisco, em sua Escola de Ervas, localizados nas montanhas de Patrimônio da Penha, Espírito Santo.
O Giro mostra o Professor Transformador, da ESPM-SP, com ensino tecnológico para professores. Também o Festival de Curitiba, da Universidade Positivo, com atividades culturais de todo país, e o Unai, na UFU, que promove recreação para idosos.
Um dos mais aclamados dramaturgos brasileiros, criador do Teatro Oficina, fala sobre a arte e liberdade, relembra o período em que se exilou em Portugal e nos apresenta seu livro, "Primeiro Ato".
Os territórios educativos permitem a aprendizagem contextualizada, o fortalecimento de vínculos da comunidade escolar e a articulação das escolas nas redes de proteção social.
Na região de Santa Maria, RS, são encontrados os fósseis mais antigos do mundo, um berço, inclusive de precursores dos pterossauros. E na região de Cruzeiro do Oeste, PR, o ninhal de pterossauros.
Um mergulho na importância dos corpos d'água amazônicos e na inovação dos pesquisadores do NUSEC-UFAM, liderados por Tereza Cristina Souza de Oliveira.
Marcius Cardoso fala da experiência da recuperação da Mata Atlântica por meio do plantio de florestas em pé, de recuperação de nascentes e de tratamentos alternativos da água.
O Univerciência aborda um kit de diagnóstico rápido da doença de chagas; plataforma de jogos educacionais; software que cria moléculas para bloquear a entrada do coronavírus no corpo; cerveja regional com sabores da Caatinga.
A escola estimula os alunos a criarem roupas com materiais reciclados. Com a baixa coleta seletiva na cidade, eles têm o desafio de criar um programa de coleta e um desfile de moda com peças recicladas.
O tambaqui é um dos peixes mais apreciados da Amazônia pelo sabor de sua carne gorda. O chef Thiago Castanho visita Manaus para conhecer receitas e saborear mais o ingrediente da região.
A atriz Sol Miranda, que ganhou o mundo com o cinema, relembra os dias em que os livros entraram em sua vida, ainda na comunidade onde cresceu, e de sua infância que conquistou asas com a leitura.
Os drones contribuem para a modernização da agricultura, impactando o dia-a-dia de produtores rurais. A contínua evolução dessa tecnologia promete usos cada vez mais inovadores.
Conheça Camile, de 16 anos, que já passou por situações que muitas pessoas não encontrarão em uma vida inteira. Hoje, morando com os avós, ela está reestruturando sua vida, se profissionalizando como manicure e estudando no CMET Paulo Freire.
No estado mais indígena do país, Roraima, jovens artistas indígenas se organizam e protagonizam a luta política em defesa de seus territórios, inspirados em sua cultura ancestral.
Ícone da TV, do teatro e do cinema brasileiro apresenta sua paixão por livros. Autor de "Tem um Livro Aqui que Você Vai Gostar", Fagundes aborda o poder da imaginação para quem lê.
Lorran é diretor, roteirista, curador e artista visual residente na Favela da Maré. Seus trabalhos interpelam os limites entre ficção, memória afetiva e fato histórico.
O programa fala de big data e das informações digitais do mundo do trabalho 4.0. As equipes roxa e laranja se encontram numa plataforma de podcasts para criar, analisar e indicar playlists para usuários.
Programa visa promover saúde holística através de mudanças de hábitos. Aborda temas como alimentação, atividade física e manejo do estresse, com foco na prevenção e tratamento de diversas condições de saúde.
A educadora sexual e mestra em Direitos Humanos, Julieta Jacob, explica a importância do direito para o desenvolvimento da criança em saber sobre a sexualidade.
Veja como a tradição do xaxado vem sendo preservada. Por meio dos jovens, que o seguem por sua importância para a região, saiba conheça os trabalhos feitos pelos grupos e entidades culturais locais.
Acompanhe uma entrevista com a alagoana LoreB, uma das novas vozes da cena de Maceió. Confira o clipe "Ska Amy" e a participação da curadora artística Monica Brandão.
O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, Cieja Perus I, nasce em 2015 no bairro de Perus, em São Paulo, em meio a um contexto periférico, violento e que recebia uma procura cada vez maior de imigrantes haitianos na região. Para atender à nova demanda de estudantes, a escola vem se organizando e conseguindo acolher um número cada vez maior de estrangeiros que precisam aprender a falar o idioma, ser alfabetizados em português e se sentir bem recebidos no novo país.
Conheça Christofer, do curso técnico em manutenção automotiva, na Escola SENAI Curitiba; Amanda constrói uma cadeira de rodas tecnológica na Escola SESI Teresina.
Marcelo Santos fala sobre sua trajetória profissional e aborda a fotografia de rua, sua paixão. Fotógrafos mirins mostram que aprender a fotografar desde cedo pode contribuir para o desenvolvimento das crianças.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.