No Brasil, existem mais de 2,500 escolas da rede pública em áreas remanescentes de quilombo. Entenda os desafios da educação escolar quilombola, com Givânia Maria da Silva, professora e doutora em sociologia.
O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. A academia brasileira conta com o apoio da FAPESP em pesquisas sobre o fenômeno para proteger a população das descargas.
As teleaulas abordam o conteúdo pedagógico do Ensino Médio e são destinadas a jovens e adultos. O objetivo é levar educação para aqueles que não possuem acesso formal e presencial.
De toda a energia utilizada no mundo, apenas 14% é renovável. Já no Brasil, quase metade da energia consumida é renovável. Isso mostra que o país tem o privilégio de possuir amplas fontes de energia renovável em seu território.
O grupo vai até a Caatinga para entregar uma encomenda para um xique-xique. O cacto é meio tímido e sensível. Na primeira conversa que ele tem, começa a ficar com a voz embargada e chora.
Está havendo uma tempestade, mas felizmente todos estão sãos e salvos na livraria. Logo depois de tirar a capa de chuva e colocar o roupão de banho, Nina e Leon estão prontos para a história.
Os irmãos Manga e Leco se divertem com um livro mágico que conta histórias de heróis brasileiros. Eles se transportam para a realidade dos personagens e os ajudam em suas missões, testemunhando grandes feitos da história.
Em chamada de vídeo, João, Ísis e Thiago descobrem que Gaia está gripada e não vai mais poder ir à Venda Nova do Imigrante fazer um vídeo para seu trabalho da faculdade. Thiago sugere viajarem e registrarem tudo para ela.
A carta da vó Maga menciona que pinhões podem ser extintos e as crianças não sabem o que fazer com os últimos deles que estão na cozinha. Cada um quer fazer uma receita, mas Tuca explica que não há pinhões para todos. Até que Pri tem uma ideia.
Petra e André brigam porque não conseguem jogar juntos. Para resolver o problema, Petra convoca o Juiz Rosanil. No entanto, o tal do juiz determina que existem brincadeiras só de meninos e só de meninas.
A entrega do dia é um pacote de medalhas para uma competição inusitada: galinhas fazendo gols. Tuiga conhece Ana Ronalda, uma galinha super atleta que vai dar boas dicas de treinamento para Taco.
Imagine uma girafa, Tuiga, fazendo entregas pelo mundo acompanhada de suas amigas. Os personagens descobrem curiosidades com histórias, músicas e brincadeiras, e ainda interagem com a natureza de forma não invasiva.
O mundo é diverso, mas a maioria dos espaços ainda não reflete essa pluralidade. O respeito às diferenças e a inclusão ainda precisam ser colocadas em prática.
Na última disputa da primeira fase, as equipes amarela e laranja entram no Território Saúde, em desafios que envolvem desde wearables ao desenvolvimento de vacinas.
Dom Pedro II herdou o trono de seu pai e se tornou o primeiro (e único) imperador nascido no Brasil. Nosso imperador cresceu longe de seus pais e assumiu o trono com apenas 15 anos de idade. Ele conta um pouco mais sobre si mesmo.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.
A escola estimula os alunos a criarem roupas com materiais reciclados. Com a baixa coleta seletiva na cidade, eles têm o desafio de criar um programa de coleta e um desfile de moda com peças recicladas.
Questões desafiadoras sobre direito autoral e propriedade intelectual surgem em função do uso das inteligências artificiais na produção de conteúdo. Especialistas apontam como as ferramentas devem ser utilizadas corretamente.
Conheça a escola criada para proporcionar uma educação do campo de qualidade para jovens, filhas e filhos de pequenos produtores rurais, visando evitar o êxodo rural.
Para tornar o campeonato de futebol mais atraente, um grupo de pesquisadores, fãs de futebol, decidiu criar um modelo matemático que combina dezenas de variáveis e restrições para o campeonato ser mais justo e competitivo.
Conhecido pelo famoso jingle "Varre, Varre Vassourinha", Jânio Quadros é convidado a falar sobre o início da Ditadura Militar, a Guerra Fria, corrupção e a guerra de propaganda que é a alma da política.
Mesmo em pessoas saudáveis, o envelhecimento resulta em perda de força, massa muscular e degeneração cognitiva. Entender tais processos é fundamental para preveni-los.
Na cidade de Salvador, jovens organizam o cinema itinerante com exibição de curtas que mostram a potência do audiovisual para jovens e crianças das comunidades da capital.
Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la. É fundamental conhecer também os erros do passado para conseguir criar agora, no presente, um futuro melhor e mais justo para todos.
Estratégicas da Educação Integral podem ajudar na construção de uma experiência de formação mais significativa e cidadã na transição da infância para a adolescência.
O ator Silvero Pereira fala sobre sua carreira e lê trechos de uma grande pesquisa na qual reuniu histórias de mulheres trans e suas próprias vivências para lançar o livro e peça de teatro "BR-Trans".
A valorização do cabelo natural como forma de libertação de muitas mulheres. O conteúdo é marcado por fortes depoimentos que mostram a transição como aceitação étnico-racial.
Os rios conectam o diálogo dos moradores de Itaqui-Bacanga e Maracanão, em São Luís do Maranhã. Os jovens desses territórios decidem abordar a cultura como o principal mecanismo de transformação e protagonismo.
A equipe de robótica desenvolve um inovador coletor menstrual que pode ser usado em missões espaciais. Eles recebem a visita de uma médica, ex-aluna da escola, que os desafia a construir um novo robô.
Diego não sabe o que fazer com seu pai, que só se informa por notícias falsas. Ele conversa com anônimos e especialistas para entender como lidar com as fake news e como pode se reaproximar do pai.
Ancestralidade e pertencimento. O ator e autor Rodrigo França apresenta sua criação, o livro "O Pequeno Príncipe Preto". A leitura convida a pensar sobre nossos antepassados, com orgulho e amor.
O pífano é um instrumento tradicional do nordeste do Brasil. Vamos mostrar personagens das bandas de pífanos, em Pernambuco. São crianças, adolescentes, mulheres e idosos que fazem a arte resistir.
O Café: Da Semente à Xícara, na UFU, busca excelência no cultivo do grão; O Jovem Inusitado, da ESPM-SP, auxilia jovens no ensino escolar. O Sorriso Especial, da Unisc, proporciona uma clínica de saúde bucal para PCDs.
Hisan e Pedro são estilistas da Bahia. Eles falam sobre fazer roupas para diferentes corpos, o respeito às formas negras e os desafios da indústria criativa de fora dos centros financeiros do país.
De um lado, as mulheres negras foram a mão de obra na construção da riqueza do Brasil. De outro, protagonizam a história do Brasil pelo ativismo político e cultural. Saiba mais sobre as mulheres que pautam a luta antirracista no país.
Pesquisadora e historiadora da arte no Rio de Janeiro, Clarice G. S. Silva é colunista da Revista Desvio. Atualmente, pesquisa manifestações artísticas e culturais periféricas e/ou afrodescendentes.
Conheça as raízes negras presentes no samba. O sambista, sociólogo e pesquisador Tadeu Kaçula e o cantor e carnavalesco Thobias da Vai-Vai falam sobre o tema. Também marca presença a cantora e compositora Leci Brandão.
Uma narrativa de conexões entre a história de Maria da Luz Fonseca, natural da Ilha de Príncipe, e a memória ancestral da rainha angolana Nzinga Mbandi.
O descarte de uniformes e outros produtos não recicláveis é um problema enfrentado por diversas empresas. Mas algumas iniciativas estão surgindo, a fim de conectar essas empresas à associações que buscam dar uma nova vida útil a esses resíduos.
Apresentação do curta Parece Que Foi Ontem, em que Dona Ana tem Alzheimer e decide não tomar seu remédio. Logo depois, os apresentadores conversam com Silfarley Barbosa Lage e Bruno Heleno, diretores do filme.
Yedda Affini, artista nascida no Rio de Janeiro, em 2002. Ela trabalha com fotografia, vídeo e performance. Sua poética percorre a natureza, os rituais e o corpo negro, sendo a pluralidade de vivências e culturas o que integra sua pesquisa.
A mamona e o seu potencial de produção, por que algumas pessoas são mais suscetíveis à Covid-19, Lei nº11.947 sobre alimentos da agricultura familiar e aplicativo para a realização de neurocirurgias.
Ronaldo explora o conceito de ZEDE Próspera, destacando o ambiente único que permite a inovação acelerada em biotecnologia e outras áreas, sem as amarras burocráticas tradicionais.
Para explicar como o futebol pode ser uma ferramenta importante para a geopolítica, o apresentador André Fran conversa com o professor Tanguy Baghdadi e o jornalista Tim Vickery.