Um projeto que quer movimentar a vida nas periferias. Desenvolvido por um grupo de mulheres makers, a Arquibancada Modular pretende ocupar os espaços públicos.
Manga e Leco estão brincando de caça ao tesouro e Leco não sabe ler o mapa. Mytikah surge e os leva para conhecer Milton Santos, que conta sobre sua paixão por geografia e como pode nos ajudar a solucionar problemas.
Thiago faz uma pesquisa superficial sobre o Frevo para o trabalho da escola, pois só pensa em jogar videogame. A professora conversa com seu pai sobre o ocorrido e João propõe uma viagem a Recife para conhecer a cultura do Frevo.
Bruno e Olívia têm ideias diferentes na hora da brincarem e um não quer saber da brincadeira do outro. A turma toda - e até a receita do Tuca, à base de farinha de trigo - acabam envolvidos no impasse.
Essra, uma refugiada síria de 8 anos, fica sabendo que um professor bateu em seu irmão de 14 anos. Vendo a dor de seu irmão, ela decide enfrentar o professor e perguntar por que ele tinha batido no seu irmão e se ele acha isso justo.
Hannah sobe ao palco na assembleia para tentar convencer o corpo estudantil a apoiar uma mudança na política de uniformes da Hillview High; Hannah, Olivia e Nat fazem as pazes e Hannah decide ir ao baile da escola.
A melhor amiga de Mika já sabe se vestir sozinha. Assim, ela também resolve tentar, mas percebe que escolher as roupas certas não é nada fácil. Porém, Abelhuda ajuda a garota nessa difícil tarefa.
Mika corta o cabelo e maquia Lisa, sua boneca, porém a garota não gosta do resultado e se arrepende do que fez. Ela fica bastante chateada, mas Lilá a ajuda a lidar com a situação.
A entrega do dia é um pacote de medalhas para uma competição inusitada: galinhas fazendo gols. Tuiga conhece Ana Ronalda, uma galinha super atleta que vai dar boas dicas de treinamento para Taco.
Maya e Tom descobrem que podem reproduzir o iogurte graças aos lactobacilos. Eles viajam para a Bulgária, a terra do iogurte, e preparam um suculento smoothie.
A história de Kaylane, violinista da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, e sua relação com a música. Djalma, também integrante da Orquestra, toca violoncelo e conta como a música transformou sua vida.
Os desafios ambientais da Amazônia e as soluções propostas pelo projeto Amazônia 4.0, liderado pelo Instituto Amazônia 4.0 e coordenado por Carlos Nobre.
Em 1897, instalações passageiras dos soldados da Guerra de Canudos se tornaram a primeira favela do Brasil, dando início ao apartheid social. Acompanhe uma discussão sobre se é possível romper o muro invisível urbano que separa brancos e negros.
Diego Gama, estilista que trabalha com diferentes materiais e enxerga roupas como qualquer coisa que possa ser vestida, fala das várias formas da moda de se conectar com as pessoas por meio de seu trabalho.
A primeira mulher negra a ser nomeada Deputada Estadual no Brasil fala sobre sua experiência com educação. Ela também falará sobre a Revolução de 1930 e a extensão das noções de cidadania.
Discussão das dificuldades enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho, especialmente após a maternidade. Apresentação do conceito do Imposto Materno, destacando desafios na conciliação entre trabalho e família.
Veja como a juventude está transformando os quatro cantos do Brasil por meio da arte e do ativismo. A diversidade da juventude brasileira, dos grandes centros urbanos, aldeias e zonas rurais.
Chinaina conversa com Gali Galó, de Ribeirão Preto, um dos nomes à frente do Queernejo. Além da exibição do clipe Na Frente dos Bois, acompanhe também a participação da jornalista e comunicadora Foquinha.
Conheça a origem desse instrumento musical, precursor do violino, de feitura popular, que soa por fricção e é tocado com um arco. Ouça mestres e tocadores em dois estados.
Lorran é diretor, roteirista, curador e artista visual residente na Favela da Maré. Seus trabalhos interpelam os limites entre ficção, memória afetiva e fato histórico.
A falta de perspectiva e oportunidades para jovens da periferia é um grande problema no Brasil. Algumas iniciativas estão tentando mudar essa realidade com as artes, incentivando talentos e desenvolvendo carreiras.
Um olhar pelas ideias do diretor e os bastidores da produção cinematográfica do curta "Através dos Sentidos", de Gilson Nascimento, em que o protagonista sofre um assalto aos 38 anos e fica tetraplégico.
Há 4 mil anos o clima da região amazônica mudou e novas camadas de conchas e terra foram adicionadas ao sítio. A equipe encontra muitos vestígios de um cemitério datado dessa época.
Clara e Neto fazem uma breve síntese da primeira temporada: do descobrimento até a abolição da escravidão. Um "recap", como os americanos dizem, ou um "mexidão", como Clara e Neto preferem.
A obesidade é uma doença que impacta o metabolismo e pode provocar outras doenças. Entender suas causas e consequências pode ser a chave para desenvolver novos tratamentos e prevenções.
Veja como a juventude está transformando os quatro cantos do Brasil por meio da arte e do ativismo. A diversidade da juventude brasileira, dos grandes centros urbanos, aldeias e zonas rurais.
Veja uma discussão sobre um problema de saúde mental conhecido no Brasil pelo nome em inglês, o burnout. Trata-se do esgotamento e cansaço extremo, principalmente ligado ao excesso de trabalho e cobranças.
Fábio Porchat propõe um desafio a estudantes da rede pública do Rio de Janeiro: fazer uma transformação em suas instituições de ensino. O propósito é promover a autoestima para as escolas e um sentimento de protagonismo para os alunos.
A gestão democrática permite envolver os múltiplos agentes dos processos educacionais nas decisões da escola, fortalecendo a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
A atriz, que escreveu sobre seu ofício e descobertas, fala sobre a homenagem que fez à comédia criando uma personagem palhaça, história contida em seu livro "Caminho das Pedras".
Os conhecimentos em robótica levam equipe a desenvolver projetos que transformam lixo orgânico em iluminação pública. O time se reúne com a veterana que se dedica a democratizar o acesso à tecnologia.
Atriz, escritora e jornalista, Maria Ribeiro revela o fluxo de seu pensamento em um trecho ágil de seu livro "Trinta e Oito e Meio", uma série de referências e imagens de seu cotidiano urbano.
Conheça novas formas de lidar com os alimentos por meio da tecnologia. O Carlos é aluno do Senai Taguatinga. Já Paulo Ítalo e Rian Lucas estudam no Sesi em Macapá.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.
A poluição no oceano vem prejudicando espécies marinhas e, consequentemente, a saúde das pessoas. A ciência busca mapear essa contaminação para conseguir combatê-la.
O cientista político Sérgio Abranches dialoga com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, sobre o resgate institucional da luta pelos direitos de todas as etnias originárias do Brasil.
Ronaldo começa a rotina de Vitália: alimentação saudável, exercícios físicos e pesquisas em biociência, com modelos de negócios para novas empresas e filosofia ética que impulsiona inovação nesta área.
A escola Presidente João Goulart tem o basquete como iniciativa. Mas a quadra principal é compartilhada com o futebol. Com isso, os alunos propuseram o desafio de revitalizar a segunda quadra e promover uma partida inaugural.
Conheça os projetos Torre Verde, em que os estudantes aprendem sobre botânica e reciclagem, e o Tem Menina no Circuito, em que as alunas são apresentadas às ciências e se conectam a área.
O jornalista e podcaster Bruno Natal encontra com Gi Santos e Aline da Mata para lançarem na mesa o assunto das redes sociais e as diferentes inteligências artificiais.
Conheça a escola localizada no coração do Brasil, em um dos acampamentos remanescentes da época da construção de Brasília. A Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá atua com as premissas de que todo espaço é um espaço de aprendizagem e que todas as pessoas são educadores em potencial. Dessa forma, o local vem mudando a vida das 500 crianças atendidas, de suas famílias e da comunidade do entorno.
Pesquisadores do Complex Systems Institute desenvolveram um software chamado Commander para ajudar os bombeiros a chegarem nas emergências a tempo, mesmo com as condições ruins do trânsito.
A luta das mulheres pela igualdade de gênero está em toda parte. No esporte, as histórias são de façanhas, triunfos e também de riscos. Uma delas é a de Hassiba Boulmerka.
Programa mostra o projeto Piracema, da Unisc, que oferece natação para PCDs, o Espaço 4.0, da UFU, com cursos de tecnologia para jovens, e o Profissão Social, da ESPM-SP, que dá palestras sobre mercado de trabalho em escolas.
Um programa para amantes de livros em geral, que leva para a tela o resultado de um encontro entre o que se escreve na academia com temas de outros saberes.
Os grandes momentos da humanidade surgiram da criatividade e da genialidade de grandes mentes. A arte, a cultura e a ciência estão unidas nesta série de documentários interessantes para assistir com toda a família.
Jovens no espectro autista, professores e músicos participam de um workshop de composição musical. A experiência permite que eles se expressem por meio da música.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.