Mauro Restiffe conta sobre sua carreira como fotógrafo e a paixão pelas fotos analógicas. Veja ainda fotografia feita nas alturas, com atletas e fotógrafos do parkour contamdp a sensação de estar no topo de prédios.
Acompanhe esse programa repleto de espiritualidade, oração, esperança e fé. Aproveite esse momento especial para buscar uma luz que ilumine seus passos e receber um bom conselho de Dalcides na hora de tomar uma decisão.
Ao tentar convencer as crianças a dar um tempo na maratona de vídeos, Dora fala sobre o Ladrão de Almas e desperta a curiosidade de Amí. Agora, ela quer saber o que rouba quem é ladrão de almas.
Leco está fazendo escultura de massinha quando Mytikah surge e eles conhecem o artista Aleijadinho, descobrem que ele ficou doente, mas continua trabalhando. As crianças o ajudam a terminar os doze apóstolos.
A carta da vó Maga menciona que pinhões podem ser extintos e as crianças não sabem o que fazer com os últimos deles que estão na cozinha. Cada um quer fazer uma receita, mas Tuca explica que não há pinhões para todos. Até que Pri tem uma ideia.
No município de Tadó, na Colômbia, os Inovadores Etnobotânicos têm a missão de conservar e utilizar as plantas nativas para que não sejam arrastadas pelo esquecimento.
No acampamento da escola, os amigos de Hannah preparam uma festa surpresa de aniversário. No final da noite ela se vê ao redor de uma fogueira respondendo a perguntas sobre ser transgênero. Conforme seus amigos vão se interessando, sua confiança aumenta.
Petra perde uma de suas lembranças esquecidas e nem com a ajuda de André ela consegue encontrar. Isso parece ser um trabalho especial para Zeca, o agente secreto mais secreto de todos.
O mundo é diverso, mas a maioria dos espaços ainda não reflete essa pluralidade. O respeito às diferenças e a inclusão ainda precisam ser colocadas em prática.
Ciência e gastronomia se misturam em deliciosas receitas e surpreendentes experimentos feitos por Maya e Tom, com a ajuda do robô mestre-cuca temperamental.
A família Relíquia do Caparaó fala de sua experiência com cafés especiais, lavouras de café orgânico e potencialidades econômicas e culturais do cultivo familiar na região da Serra Caparaó.
Saiba qual a herança branca da escravização e do racismo e como provocar a pessoa branca a utilizar o seu poder para democratizar as relações no ambiente da escola ou do trabalho e na construção da cidadania na sociedade brasileira.
Angela Brito, estilista nascida em Cabo Verde mas que vive no Brasil, fala sobre sua trajetória, seus sonhos e processo criativo, tendo já morado em Cabo Verde, Portugal e Brasil.
A icônica Carmen Miranda foi responsável pela exportação de uma imagem cultural do Brasil durante a Era Vargas. Entenda qual foi essa imagem, os interesses e políticas culturais de Getúlio Vargas.
Nesse episódio, Ronaldo conversa com empreendedores que tentam influenciar de maneira positiva a nossa relação com o meio-ambiente, corrigindo erros e criando soluções que vão do agronegócio à moda.
Amigos e admiradores comentam a vida de um dos maiores poetas pernambucanos, que nos deixou em 2022 em decorrência do mesmo alcoolismo que mataria Lima Barreto há 100 anos. A vida da periferia pulsava dos versos deste maloqueiro da Muribeca.
Mulher preta, trans, 73 anos, carioca e mãe de sete filhos. A ativista Denise Taynáh teve sua transição de gênero após os 50 anos e fala sobre o momento em que se entendeu mulher.
O professor Rômulo Bolívar e o estudante Samuel, dois homens gays, trocam experiências e falam sobre a importância de a comunidade LGBTQIAP+ ser vista dentro do ambiente escolar.
Confira uma discussão sobre um tema barra pesada, mas que não pode ser esquecido. Os jovens denunciam casos de racismo estrutural, e também iniciativas de valorização das identidades não-brancas.
O curta "Mise en Place" conta sobre a vida de Cadu. Seus pais entregam a ele a chave da casa de sua falecida avó e ele encontra inspiração para redescobrir os sabores da vida.
Conheça Luís Gama, o "Apóstolo Negro da Abolição". Poeta, jornalista e advogado, Gama foi pessoalmente responsável pela libertação de mais de 500 escravos.
Conheça formas de combater a evasão escolar, em especial após a pandemia, e saiba quais são os desafios dos jovens que estão se formando no ensino médio e desejam entrar na universidade. Veja ainda quais são os planos do MEC para essa questão.
Serviços ecossistêmicos são benefícios que obtemos da natureza, como alimentos e água. A perda de biodiversidade compromete a oferta desses serviços e ameaça nossa existência.
Laís é uma jovem Indígena que busca incentivar os mais jovens da sua aldeia a ter contato com a cultura do povo Kambeba por meio do artesanato e de outras tecnologias.
A importância do respeito às florestas foi o mote para o livro "Tupã no Mundo da Lua", o livro infantil de Lourenço Marins. Ele lê trechos de seu texto, repletos de preocupação sócio-ambiental.
Os conhecimentos em robótica levam equipe a desenvolver projetos que transformam lixo orgânico em iluminação pública. O time se reúne com a veterana que se dedica a democratizar o acesso à tecnologia.
Na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, uma rapper, um repentista e um partideiro se encontram para discutir a democracia brasileira e tentar construir uma música sobre o tema antes do fim do dia.
A atriz e roteirista Renata Di Carmo apresenta seu livro "Anele: A Menina dos Olhos de Mundo", uma aventura que fala sobre representatividade e emociona as mentes jovens, de qualquer idade.
Aline é aluna da graduação tecnológica em polímeros na faculdade Senai de São Bernardo do Campo e Sarah realiza um projeto de iniciação científica na escola Sesi Ilhéus.
Elaine Constant, professora da UFRJ, e Camilo Solano, quadrinista e músico, debatem sobre como as revistas em quadrinhos podem ser aliadas do processo de alfabetização.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.
Inteligência artificial é um campo que gera dúvidas e medos. Os estudos do C4AI, centro mantido pela FAPESP e IBM com várias pesquisas sobre o assunto, podem esclarecer algumas questões.
Os alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac criam um videocast sobre a comunidade estudantil com o objetivo de agregar valor na educação dos estudantes, num pequeno estúdio existente na escola mas sem uso atualmente.
O programa viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes.
Conheça a escola localizada no coração do Brasil, em um dos acampamentos remanescentes da época da construção de Brasília. A Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá atua com as premissas de que todo espaço é um espaço de aprendizagem e que todas as pessoas são educadores em potencial. Dessa forma, o local vem mudando a vida das 500 crianças atendidas, de suas famílias e da comunidade do entorno.
A história por trás do 10: capturada pelos Karolyi no pátio da escola, espionada e investigada pelos serviços secretos, escapou à noite pela fronteira húngara.
Luiz Eduardo Soares e Rubem César Fernandes são duas referências pioneiras nas questões sociais brasileiras. Eles conversam com Marcus Faustini sobre como a geração dos anos 1970 continua pensando e agindo por direitos no país.
Um programa para amantes de livros em geral, que leva para a tela o resultado de um encontro entre o que se escreve na academia com temas de outros saberes.
O cientista político Sérgio Abranches e o analista internacional Paulo Velasco avaliam o realinhamento da política externa brasileira em um mundo tensionado pela guerra na Ucrânia e a rivalidade entre Estados Unidos e China.
Cruzar fronteiras em busca de liberdade é o que move Romina, Ruth e Elianna, que deixaram seus países de origem para viver no Brasil. Conheça os desafios e sonhos daquelas que ousam deixar tudo para trás.
A luta pelo sonho da casa própria e da regularização de serviços como água e luz tornou-se realidade para mais da metade dos moradores da Vila Dique. Porém, isso pode provocar o fim da Vila.
Mulher preta, trans, 73 anos, carioca e mãe de sete filhos. A ativista Denise Taynáh teve sua transição de gênero após os 50 anos e fala sobre o momento em que se entendeu mulher.
Mauro Restiffe conta sobre sua carreira como fotógrafo e a paixão pelas fotos analógicas. Veja ainda fotografia feita nas alturas, com atletas e fotógrafos do parkour contamdp a sensação de estar no topo de prédios.
Elaine Constant, professora da UFRJ, e Camilo Solano, quadrinista e músico, debatem sobre como as revistas em quadrinhos podem ser aliadas do processo de alfabetização.
Entrevistas, depoimentos e participações ao vivo trazem assuntos de grande importância para a construção da cidadania, por meio de uma linguagem simplificada.