A tensão aumenta nas ruas de Las Vegas conforme o ano chega ao fim; Elmer tem uma briga com chefe; Pineapple detona um novo motorista por causa do pior reboque de todos os tempos; Nick lida com cliente furioso.
O antigo território de Idaho e Montana ainda está repleto de ouro. Dave Turin mostra como garimpeiros comuns usam a criatividade para encontrá-lo nessas montanhas.
Dave Turin visita garimpeiros de Montana que extraem ouro de rocha sólida. Um deles pede sua ajuda para avaliar a mina da família, e Dave usa tecnologia do século 21 para revelar suas riquezas.
O sustento de Charlie é ameaçado quando o filho de uma lenda em Tanana reivindica suas armadilhas; Joey e Bob saem para caçar com arco e flecha; James testa a habilidade dos filhos na floresta.
Um desafio primitivo no primeiro dia manda dois competidores para casa. Os restantes ficam chocados ao saber que compartilhar não é permitido na competição. Uma corrida para recuperar arcos escondidos em uma árvore leva a um impasse acalorado.
Sobreviventes procuram excrementos de elefantes e testam suas habilidades de sobrevivência em um desafio; para obterem vantagem no desafio, Dan e Ky fazem uma troca; Gary é o primeiro a vencer uma caçada; um sobrevivente sai da competição.
Os sobrevivencialistas precisam criar um machado primitivo que pode derrubar uma árvore; Jeff tenta conseguir um arco; um corte profundo na mão de Dan ameaça seu desafio; o acampamento de Trish cria uma rede de pesca; um competidor é eliminado.
Babuínos organizam um ataque noturno; competidores devem fabricar uma lança de quatro pontas para proteger um bagre; um desafio punitivo desencadeia uma evacuação de ambulância durante uma onda de calor.
Os rivais Dan e Jeff precisam trabalhar juntos para obter um item fundamental de sobrevivência; o ferimento de Darrin coloca o seu desafio em risco; Dani se recusa a trocar recursos e Gary tenta levar uma vantagem, levando a um impasse explosivo.
Um desafio de eliminação testa as habilidades de caça com arco e processamento de caça dos sobreviventes. Após dois acampamentos capturarem javalis, um deles preserva rapidamente sua vitória; a carne do outro acampamento estraga.
A caminhada de Gary num calor escaldante força uma intervenção médica; pela primeira vez os participantes encaram uma eliminação noturna. Eles precisam criar uma tocha primitiva e usar a sua luz para construir uma armadilha.
O ganho alimentar de Gary diminui após ele adoecer por comer carne estragada; Fernando está em uma posição de poder depois de garantir uma ferramenta essencial; elefantes agressivos e uma tempestade ameaçam o acampamento.
Aleijado por ferimentos e sapos tóxicos, um viciado em adrenalina e um autoproclamado caipira renascentista devem cavar fundo para tentar suportar 21 dias na Colômbia.
Um casal deseja construir um casa sustentável e que tenha um ótimo aproveitamento de energia. Porém, eles estão enfrentando problemas para terminar o projeto antes da chegada do inverno.
Beau Dunavant comprou uma terra em Tres Piedras, Novo México, como presente para sua namorada. Eles planejam construir uma casa com materiais reciclados e estrutura autossuficiente, mas subestimam o clima do deserto.
Juntamente com um grupo de voluntários, Laura William constrói uma casa de três cúpulas de terra no deserto. A equipe corre para terminar o projeto antes do verão escaldante chegar.
Uma família criativa constrói uma casa na fronteira entre as montanhas e o deserto do Colorado. O terreno acidentado e o ritmo acelerado de trabalho impõem desafios à obra.
Uma família criativa constrói uma casa de três andares com muitos recursos inteligentes na propriedade. Mas com experiência limitada e um prazo de três meses, eles precisam da ajuda de alguns moradores da região para fazê-lo.