Darcy Ribeiro reflete sobre os encontros e desencontros das nossas três grandes matrizes - lusitana, indígena e africana - e fala sobre o início da aventura do nosso país.
Precursora do modernismo brasileiro, Anita Malfatti influenciou uma geração de artistas em busca de novos caminhos, com quadros expressionistas elogiados no exterior, mas que causaram estranheza aos paulistas.
Um retrato com poesia das memórias de Zélia sobre a volta do exílio em 1953, e os 10 anos que viveu no Rio de Janeiro em meio à efervescência politica que culminou com a ameaça de Golpe de Estado.
Sergio Britto não foi apenas um artista, mas também uma das testemunhas da vida cultural brasileira. Acompanhe sua história por meio de depoimentos do ator e de colegas que conviveram com Britto.
Joyce e Fátima Guedes, grandes nome da MPB, relembram o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas.
Ismail Xavier é professor da USP e autor de vários livros sobre a relação entre o cinema e a sociedade. No seu programa, ele relaciona faz uma relação entre alegoria, cristianismo e história.
Uma homenagem à trajetória do diretor de arte Tiago Marques através de registros pessoais, filmografia e entrevistas cedidas por seus grandes colegas de profissão. Tiago foi convidado a participar do programa pouco antes de seu precoce falecimento.
Fundado nos anos 80 com foco no teatro de rua, o Grupo Galpão atraiu centenas de pessoas em cada espetáculo e ganhou projeção nacional e internacional. A companhia tem impacto no teatro brasileiro e mundial até os dias atuais.
Martin Luther King ajuda a impulsionar a mudança nos Estados Unidos em face da amarga oposição, especialmente de opositores do governo dos EUA. King está sujeito a uma feroz campanha de intimidação pelo FBI de J. Edgar Hoover.
O episódio aborda a produção do "Transformer de Lou Reed" - o álbum que levou Lou Reed do herói cult de "The Velvet Underground" ao superstar solo internacional.
O Uakti foi um dos mais importantes grupos de música instrumental no Brasi. Obra mostra a trajetória do grupo entre 1978 e 2015, por meio de entrevistas com os ex-integrantes do grupo, além de farto material de arquivo.
Oxóssi é o orixá da mata, o caçador, o rei de Keto, patrono das primeiras casas de candomblé. Conheça o orixá provedor, o pai do conhecimento, da pesquisa e da investigação.
O repórter policial Luarlindo Ernesto é a única testemunha ocular da criação do esquadrão da morte, o primeiro grupo de extermínio brasileiro. Sessenta anos depois do ocorrido, a jovem jornalista Yasmin Santos pesquisa sobre as origens da milícia no Rio de Janeiro. Quando Yasmin descobre que Luarlindo está vivo, ela decide ir atrás dele para tentar convencê-lo a contar tudo o que viu.
Andy Warhol encontrou o sublime no cotidiano e elevou a cultura popular ao status de arte, tornando-se como um dos maiores ícones da História da Arte mundial.
Através de depoimentos de amigos e familiares o documentário evoca os eventos e lugares que marcaram o percurso de Jacques Derrida, cuja obra é respeitada em todo o mundo.
Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou.
Andy Warhol encontrou o sublime no cotidiano e elevou a cultura popular ao status de arte, tornando-se como um dos maiores ícones da História da Arte mundial.
Confira entrevistas e apresentações sobre Chiquinha Gonzaga, pioneira na música que enfrentou as barreiras sociais e morais do seu tempo para construir uma obra duradoura que perpassa diversos gêneros musicais.
Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.