MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início muito ligada a certos mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha.
Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota".
Confira a estreia do espetáculo "Aquela Coisa Toda" no Teatro Dulcina, Rio de Janeiro. A peça inaugurou o espaço no verão de 1980 e teve resposta negativa da mídia e do público.
Inés Bortagaray fala de seu processo criativo, sua trajetória, relaciona literatura e cinema, visita sua cidade natal e explica como o escritor Mario Levrero (1940-2004) foi uma influência decisiva na sua vida.
Da sociedade da disciplina, século 19, para a sociedade de controle, século 21. A evolução da vigilância, das câmeras para a extração de dados. A arquitetura totalizante das redes sociais.
Uma homenagem ao diretor sueco Ingmar Bergman no ano de seu centésimo aniversário. O cineasta é reconhecido como um dos precursores do cinema moderno, tendo dirigido e roteirizado obras clássicas como "Persona" e "Gritos e Sussurros".
Entenda os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988 e a relação entre Brasil e África, com destaque para a história pessoal de Beatriz Nascimento.
O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria relembram "Bye Bye Brasil", de 1980, que acompanha a trupe circense de Lorde Cigano e Salomé. A cena em destaque é a da telepatia, um momento de contato com a comovente realidade do povo do sertão.
O diretor do Teatro dos Estados de Praga encomenda uma Ópera em janeiro de 1787, e dá ao compositor um prazo de oito meses antes da estreia. Composta entre Viena e Praga, a partitura original passou de mão em mãos após a morte de Mozart.
O documentário explora o que acontece em nosso cérebro quando se consulta compulsivamente redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram, Tiktok e correlatos.
Em Berlim, em 6 de julho de 1940, o chanceler Adolf Hitler, de pé em seu carro conversível, foi saudado como um herói; a pessoa que fez as únicas imagens coloridas de sua chegada à chancelaria foi uma mulher, Eva Brown.
O surgimento do Cinema Marginal Brasileiro, desde a primeira escola de cinema em São Paulo até as ideias de Carlos Reichenbach e Rogério Sganzerla e a produção da Boca do Lixo nos anos 1960.
A trajetória e a obra de Ziraldo são contadas por ele mesmo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos ao longo de mais de 40 anos. Entre outros temas, ele reflete sobre processo criativo, família e política.