Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência, cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.
Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal.
Os pandeiros de Bernardo Aguiar e Marcos Suzano fluem junto ao repique de Gabriel Policarpo; na oficina de Rodrigo Fontenele fica evidente a busca do som ideal.
A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, faz sua versão de Fico Louco do álbum Beleleu Leléu Eu. Alice Caymmi relê Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da gravação do disco.
Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. A complexidade da vida de Fela é desvendada por meio de conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.
Saiba mais sobre o rompimento do grupo de artistas do Bateau Lavoir, depois que Picasso deixou a residência artística, e com o início da Primeira Guerra Mundial, que levou alguns dos amigos para o campo de batalha.
Morito Ebine é o mestre de quase todos os designers marceneiros da série. Japonês radicado no Brasil há duas décadas, Ebine apresenta seu refúgio no interior paulista.
Um cosmos de naufrágios, acidentes, apagamentos e salvamentos. Do Brasil Atlântico, das avós, da carta endereçada aos habitantes de Marte, criando simultaneidade entre tempo e espaço.
Da sociedade da disciplina, século 19, para a sociedade de controle, século 21. A evolução da vigilância, das câmeras para a extração de dados. A arquitetura totalizante das redes sociais.
Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota".
Sandro Borelli mostra o processo criativo de sua obra polêmica "Colônia Penal", inspirada em Franz Kafka e no período da ditadura militar brasileira. Seu objetivo é levantar a discussão sobre como a arte pode surgir do tormento.
Confira a estreia do espetáculo "Aquela Coisa Toda" no Teatro Dulcina, Rio de Janeiro. A peça inaugurou o espaço no verão de 1980 e teve resposta negativa da mídia e do público.
A brilhante carreira do cineasta Fernando Meirelles, narrada por seus companheiros da produtora O2 Filmes, Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, pelo roteirista Bráulio Mantovani e pelos atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga.
O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria relembram "Bye Bye Brasil", de 1980, que acompanha a trupe circense de Lorde Cigano e Salomé. A cena em destaque é a da telepatia, um momento de contato com a comovente realidade do povo do sertão.
Uma homenagem ao diretor sueco Ingmar Bergman no ano de seu centésimo aniversário. O cineasta é reconhecido como um dos precursores do cinema moderno, tendo dirigido e roteirizado obras clássicas como "Persona" e "Gritos e Sussurros".
O surgimento do Cinema Marginal Brasileiro, desde a primeira escola de cinema em São Paulo até as ideias de Carlos Reichenbach e Rogério Sganzerla e a produção da Boca do Lixo nos anos 1960.
A brilhante carreira do cineasta Fernando Meirelles, narrada por seus companheiros da produtora O2 Filmes, Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, pelo roteirista Bráulio Mantovani e pelos atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga.
O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria relembram "Bye Bye Brasil", de 1980, que acompanha a trupe circense de Lorde Cigano e Salomé. A cena em destaque é a da telepatia, um momento de contato com a comovente realidade do povo do sertão.
Uma homenagem ao diretor sueco Ingmar Bergman no ano de seu centésimo aniversário. O cineasta é reconhecido como um dos precursores do cinema moderno, tendo dirigido e roteirizado obras clássicas como "Persona" e "Gritos e Sussurros".
O surgimento do Cinema Marginal Brasileiro, desde a primeira escola de cinema em São Paulo até as ideias de Carlos Reichenbach e Rogério Sganzerla e a produção da Boca do Lixo nos anos 1960.
Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota".
Sandro Borelli mostra o processo criativo de sua obra polêmica "Colônia Penal", inspirada em Franz Kafka e no período da ditadura militar brasileira. Seu objetivo é levantar a discussão sobre como a arte pode surgir do tormento.