Desiludidos com o fim das esperanças nascidas nos anos 1960, muitos manifestantes viram as costas à sociedade, preferindo um estilo de vida alternativo.
Acompanhe a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte, que teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha.
A diretora Carolina Sá registra a cineasta Paula Gaitán durante uma longa conversa sobre cinema e criação. O filme revela o pensamento da cineasta e suas reflexões sobre as artes audiovisuais a partir da sua obra.
Pierre Chenal, Henri Calef e Gilles Grangier. Talvez você conheça seus nomes vagamente, mas não seu trabalho. Esses cineastas, pouco conhecidos ou mesmo desconhecidos do público, muitas vezes merecem mais.
Histórias da gente brasileira abordam brutal e, ao mesmo tempo, fascinante choque cultural que povos nativos e portugueses vivenciaram em passado remoto do Brasil.
Inez Cabral retrata o pai, João Cabral de Melo Neto, no ano do centenário de nascimento do "poeta da precisão", renovador da linguagem poética brasileira.
Mesmo diante de toda a brutalidade e truculência da ditadura militar no Brasil, muitos artistas apresentavam-se como resistência utilizando do talento e da criatividade para driblar as imposições da censura na época. Mesmo fornecendo para a população uma espécie de válvula de escape, diversos humoristas foram ameaçados e perseguidos em detrimento de piadas e quadros televisivos. Alguns desses artistas prestam depoimentos e lembram deste conturbado momento na história do país.
Conheça a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, que virou sucesso nos anos 1960 e, desde então, inspira escritores e artistas como Ruth de Souza, Zezé Motta e Conceição Evaristo.
Conheça a vida e a obra do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat, que foram marcadas por uma longa busca pela sua identidade. Retratar esse grande pintor é também evocar o lugar dos artistas afro-americanos nos anos 1970 e 1980.
Para organizações criminosas, dinheiro virou problema: havia em excesso; os anos de Reagan e Thatcher foram de desregulamentação - e brechas para lavagem de dinheiro explodiram.
Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. Da origem como poeta ao sucesso como compositor, o artista revisita momentos marcantes da carreira.
Werner Herzog, um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra, resgata sua própria história, sua relação com o cinema e elabora reflexões profundas sobre o mundo contemporâneo e seus dilemas.
O Teatro Ipanema foi um teatro jovem e de resistência pacífica à política nos anos 1970, com uma visão experimental de linguagem, texto e expressão corporal.
Em agosto de 1969, quase 500.000 pessoas se reuniram em uma fazenda no interior de Nova York para ouvir música. O que aconteceu nos três dias seguintes, no entanto, foi muito mais do que um concerto: ele se tornaria um evento lendário.
As ruínas do Cine Continental, abandonado em pleno sertão da Paraíba, servem como ponto de partida para um ensaio sobre o cinema, com depoimentos de diversos realizadores.
O documentário destaca como o renomado pintor David Hockney desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado.
Há uma crescente disputa sobre estratégias e táticas das sufragistas nos Estados Unidos. Parte delas está determinada a seguir um curso moderado e trabalhar dentro do sistema político, enquanto outra emprega métodos de protesto cada vez mais conflituosos e controversos.
Desiludidos com o fim das esperanças nascidas nos anos 1960, muitos manifestantes viram as costas à sociedade, preferindo um estilo de vida alternativo.
Susanna Lira, cineasta responsável por obras como "Positivas", "Damas do Samba" e "Torre das Donzelas", aborda o processo e as motivações envolvidas na realização de seus documentários.
A partir da rotina de fieis e da conversa do apresentador Sergio Besserman com representantes religiosos, programa revela como as diversas doutrinas religiosas professadas no Brasil se posicionam diante de questões inerentes ao espírito humano.