Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.
Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência, cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.
Criador do homem, senhor absoluto do princípio da vida, da respiração, da sabedoria, da paz, da harmonia, da perfeição moral, do ar, Oxalá é chamado de o grande orixá. Divindade muito generosa e sempre disposta a ajudar.
O primeiro foi Sísifo. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.
Entenda a relação entre a arte urbana e os habitantes de diferentes cidades da América Latina, onde as obras são criadas como ferramentas de resistência e transformação.
O documentário mostra o que foi conquistado nos 127 anos desde a abolição da escravatura e promove a discussão sobre o conceito de liberdade e os sentidos de igualdade.
O diretor argentino Rodrigo Moreno expõe seu processo muito particular de criação e encenação da cena do aniversário em "O Guardião" (El Custodio, 2006), valorizando a liberdade no set e priorizando o fluxo de interpretação dos atores.
Há muito tempo acredita-se que o Plano Marshall salvou a Europa da miséria e do caos instilados pela Segunda Guerra Mundial. Mas, na verdade, isso é um mito. Há tempos especialistas questionam sua utilidade.
A guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai mostra uma outra face das lideranças políticas e militares brasileiras, muito distante do Brasil cordial e conciliador pintado pela historiografia oficial.
O escritor chileno Alejandro Zambra pondera tanto sobre os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia, como sobre a vida contemporânea e o panorama futuro.
Nos anos 50 e 60, Salvador passa por transformações culturais que geram uma nova leva de intelectuais e criadores. Suas obras permanecem até hoje instigantes e inovadoras.
A trajetória e a obra de Ziraldo são contadas por ele mesmo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos ao longo de mais de 40 anos. Entre outros temas, ele reflete sobre processo criativo, família e política.
Ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, parecem pensar, falar e criar como humanos. Especialistas exploram o que a IA pode fazer, desde curas para o câncer até aquisições mirabolantes.
As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para "Partir do Alto", faixa do álbum "Revolver" de Walter Franco; Ava Rocha relê "Revolver", canção que dá título ao disco; Walter fala sobre a produção do trabalho.
Heloisa Galvão trafega entre arte e design, fazendo um trabalho delicado e sutil em cerâmica. Explorando os limites da matéria, desenvolveu uma linguagem que traz o belo para o cotidiano.
O diretor Vladimir Carvalho, responsável por filmes como "O País de São Saruê", "O Engenho de Zé Lins" e "Rock Brasília", aborda diversas questões envolvidas na realização de suas obras.
Além de trazer ao Brasil grandes autores em peças de sucesso, com prestígio e cuidado estético, a Cia Dulcina-Odilon contribui para o reconhecimento da profissão e educação teatral.
O poeta, compositor e filósofo Antonio Cicero encontra o também poeta e artista pop Arnaldo Antunes. Juntos, refletem sobre composição poética e o universo da canção.
A trajetória de Augusto Boal, teatrólogo brasileiro cuja obra é difundida em todo o mundo. O dramaturgo foi o criador de técnicas inovadoras, como a dos Teatros do Oprimido, de Arena e o Invisível.
Um autorretrato mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense Belchior que, com sua obra e suas ideias cortantes, marcou e ainda marca a vida de muitas pessoas.
Enquanto as percepções em relação às drogas ilícitas continuam a evoluir e a legalização se expande, voltamos a olhar à cannabis por meio de uma outra perspectiva.
Em Ítaca, a Rainha Penélope aguenta a presença de pretendentes que cobiçam sua mão e o trono do marido Odisseu, desaparecido há mais de 10 anos; os homens de Odisseu se recuperam das provações pelas quais passaram.
Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência, cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.