Um perito é assassinado na porta de casa em seu primeiro dia de férias. O caso comove toda a corporação pois a vítima, além de colega de profissão, era amigo de vários peritos e policiais, e sua resolução se transforma em uma questão pessoal.
A equipe encontra um homem morto a facadas no Madison Square Park e uma mulher morta a tiros na escadaria do Metropolitan Museum of Art e descobre que as vítimas tinham um passado criminoso em comum.
Mac investiga o assassinato de um noivo que foi embrulhado como presente de casamento; Stella encontra uma caixa de peças de um quebra-cabeças manchadas de sangue em seu carro; Mac vai a Chicago para resolver o maior mistério da sua vida.
Com o destino da investigação Sicarius em jogo, o time BAU aceita um caso no Estado da West Virginia, onde um criminoso desconhecido pratica suas próprias formas distorcidas de violência.
Rossi está nas garras de Voit e precisa lidar com os limites de seu conhecimento técnico e sua força mental. À medida que a equipe BAU aumenta sua pressão sobre Voit, ele revela o quão longe está disposto a levar sua cruzada mortal.
Quando a quarta mulher desaparece em Seattle em poucos meses, a equipe precisa identificar o perfil do agressor e capturá-lo antes que ele ataque novamente.
Um incendiário ateia fogo no campus de uma faculdade e sobram poucas evidências físicas, forçando Gideon e sua equipe a confiar em análises psicológicas para identificar o autor.
Enquanto investiga um bombardeio em uma cidade pequena, Gideon descobre que o autor é um protegido de seu inimigo, que no passado já havia assassinado seu antigo time de investigadores.
A equipe viaja para San Diego para investigar um estuprador e assassino que comete seus crimes durante o dia, porém ele consegue escapar das autoridades.
A Unidade de Análise Comportamental rapidamente determina que a pessoa que sequestrou a filha de um procurador dos EUA, queria na verdade pegar a irmã gêmea da vítima.
A Unidade de Análise Comportamental acredita que um assassino em série é o responsável, quando um policial à paisana que investiga a máfia é capturado.
Com Gideon deixado de lado nos quartéis do FBI, Hotchner e a equipe pretendem entrar na mente de um assassino psicótico, cujas fantasias desorganizadas e instáveis o levam a matar.
Depois de entrevistar um casal no corredor da morte por assassinatos em série, Gideon desconfia que a mulher seja inocente. Mas, como ela será executada em dois dias, é um corrida contra o tempo para provar sua inocência.
Após 20 anos, um assassino em série reaparece e ameaça fazer outra vítima nos próximos cinco dias. Para pegar esse perigoso criminoso, Gideon, Hotchner e sua equipe decidem reabrir o caso.
Estudantes são encontrados torturados e assassinados em uma casa abandonada, e a equipe suspeita que um grupo de assassinos com conhecimento em rituais, seja responsável pelo crime.